top of page
Pilares Brancos

Perguntas frequentes:

Para alguém ser maçom, tem que ser rico?

Não. Basta ser pessoa de bons costumes, e que tenha condições financeiras para cumprir com obrigações para com sua loja e poder fazer ações filantrópicas sem comprometer a subsistencia sua e de sua família. Alem disso, não pode estar sendo processado civilmente, penalmente ou com seu nome em cadastros de inadimplentes.

Por que a maçonaria é secreta?

Se a maçonaria fosse secreta, voce não conheceria nenhum maçom, não veria lojas maçônicas em sua região, e nem ao menos veria nossos sites. Ela é discreta, diferente de instituições como os serviços de inteligência de governos, cujos agentes são desconhecidos, não se sabe onde estão e nem o que fazem; isso é ser secreto!

A maçonaria é uma religião?

As religiões surgem de afirmações proclamadas como verdades absolutas e inquestionáveis (dogmas), por ex.:

1 - dogma cristão: que Jesus nasceu de uma virgem; 2 - dogma islâmico: que Mohammad (saw) é um legítimo profeta, 3 - dogma hindu: Brahma é o criador do universo, 4 - Dogma judaico: crer que a Torá é um livro sagrado, etc. Logo, como a maçonaria não tem dogmas, e sim, conceitos mutáveis filosóficos, éticos e morais, e assim, a maçonaria não preenche os requisitos obrigatórios para ser considerada uma religião ou mesmo uma seita. Além disso, ela aceita pessoas de todas as religiões e seitas, mas proíbe discussões religiosas em suas atividades

Ao que voces adoram na maçonaria?

A maçonaria não presta adoração e culto a nada e nem a ninguém, ela não é para isso. O maçom que deseja faze-lo, que o faça no culto da religião a que segue.

Mas voces não adoram e prestam culto a um bode preto?

Não prestamos culto a nada, e o bode preto é um folclore que acabou por se tornar um mascote maçônico semelhante ao urubu como mascote do flamengo. Voce não vê nenhum flamenguista cultuando um urubu, não é? Esse folclore do bode preto tem duas explicações diferentes: o bode expiatório dos judeus (que contavam seus pecados nos ouvidos de um bode preto e depois o expulsavam para o deserto levando seus pecados) o que não tem nenhuma relação com a maçonaria, e o lendário entendimento do brasileiro interiorano no contato com maçons ingleses que, ao ouvirem se tratarem como Brother (irmão em ingles) entendiam que estavam chamando-os de bode.

O que a maçonaria defende?

Os Direitos Humanos: o patriotismo; a família; a liberdade de locomoção, de crença, de expressão; a igualdade e fraternidade entre todos os indivíduos; o direito á vida e à segurança para todas as pessoas, e a elevação espiritual e intelectual para todos.

Os maçons acreditam em Deus?

Sim, e para ser admitido na maçonaria é obrigatório crer em Deus, ao qual nos referimos como o Supremo Arquiteto do Universo.

A maçonaria é contra o que?

Somos contra o autoritarismo, o despotismo, a tirania, o  desrespeito ao próximo,  a ignorância, os vícios morais, a imoralidade, a falta de ética, a superstição,  o radicalismo o extremismo e o sectarismo.

É verdade que os maçons são iluminatis?

Os iluminatis foram um grupo de intelectuais iluministas que se organizarem na Baviera durante os séculos XVII e XVIII para combater a tirania da igreja e dos Reis, e por isso foram perseguidos, presos e mortos e estão desde aí extintos. Não temos obviamentevnenhuma ligação com tal organização. Tais iluminatis que acreditam existirem hoje, não passa de uma lenda, pois são desnecessários hoje.

A maçonaria esteve por trás das grandes revoluções?

A maçonaria não, mas alguns maçons sim e outros não, da mesma forma que muitos não maçons. Dos que tomaram parte, uns optaram por um lado e outros pelo oposto, enquanto outros optaram em não tomar parte de tais revoluções.

O que voces fazem dentro de uma loja maçônica?

Fazemos nossas cerimônias, solenidades, estudos, conversas e confraternizações.

A maçonaria manipula a política e os governos?

Isso não é tarefa da maçonaria, ela não é  uma organização lobbysta. Mas existem maçons na política e nos governos como quaisquer cidadãos que não são maçons, isso é escolha pessoal do individuo. E discussões politicas são proibidas na maçonaria.

Qual a opinião da maçonaria sobre racismo e preconceitos?

Racismo e preconceitos e segregações de quaisquer espécie são pensamentos retrógrados frutos da ignorância das pessoas que os praticam, e só trazem trevas ao mundo. Eles devem ser combatidos incessantemente, não pela força, mas sim pelo convencimento com o uso da luz da razão

Por que a maçonaria não aceita mulheres?

Admite sim! Pois todo maçom casado inclui automaticamente sua mulher na maçonaria, e ele só ingressa na maçonaria com consentimento dela! Porém, as mulheres não participam é das atividades exclusivamente masculinas, mas elas podem desenvolverem atividades próprias se assim desejarem.
Existe ainda as maçonarias mista e a feminina, porém estas nunca celebraram acordo de reconhecimento mútuo com o Grande Oriente do Brasil e nem com as demais potências legítimas que aqui existem.

É verdade que quem entra na maçonaria nunca mais pode sair dela?

Para entrar, permanecer ou sair, a pessoa tem de cumprir formalidades e deveres: como, pagar mensalidades, o que se não for feito, a pessoa é jubilada como em qualquer associação de pessoas . Diz a Constituição: ninguém será obrigado a associar-se ou manter-se associado. Como vê a maçonaria não é prisão perpétua!

Quem entra na maçonaria fica rico?

A geração de riqueza, para nós é fruto do trabalho honesto com uso de esforço, criatividade e inteligencia. É claro que há quem tem grande habilidade nisso e outros que não a possuem, mas aquele que tiver tal interesse, certamente poderá ter contato com irmãos bem sucedidos nisso, e que com muito prazer o guiará neste caminho. Mas isso não é um propósito da maçonaria.

Por que uma loja maçônica é arrumada por dentro daqule jeito que aparece nas fotos?

A disposição interna de um templo maçônico é a de uma plenária, inspirada na de um Tribunal do Júri dos tempos da inquisição, porém, sem a platéia. Ao centro é colocado o livro sagrado (na maioria dos ritos), que é a Bíblia quando em loja de cristãos, a Torá quando em loja de judeus, o Alcorão quando em loja de muçulmanos, os livros sagrados do hinduísmo quando em lojas de hindus, etc. No fundo fica a mesa do maçom que preside a sessão, como a de um juiz presidindo o tribunal do júri, nas laterais os demais maçons, como os jurados deste mesmo tribunal, ao centro o livro sagrado, como o depoente e a testemunha que jura dizer a verdade diante de todos, e a platéia fica ausente porque não é admitido na sessão quem não for maçom regular.

Todos aqueles símbolos e objetos, não estão de certa forma sendo adorados e cultuados numa sessão em loja maçônica?

Eles estão lá para nos lembrar de certos princípios morais, filosóficos e éticos, e para nós o importante não é o objeto em si, mas o que ele está associado passando o que significa e ensina.  Veja por exemplo que na justiça adota-se a imagem da deusa grega Thêmis segurando uma balança e uma espada, o malhete do juiz associado am martelo do deus grego Hefestos, etc, mas o juiz, o promotor, os advogados, os jurados, os servidores e o público, não estão ali cultuando e adorando esses objetos!

bottom of page